4 de fevereiro de 2011

Os novos indicadores


Eu não sei se sou eu que estou atrasada ou se realmente ninguém deu atenção a isso mas eu tenho lido várias matérias em sites, revistas e coisas assim sobre um novo indicador para todos os países e, dessa vez, ele não é econômico. Há muito tempo já que a ONU e as outras unidades internacionais vem tentando medir todo o tipo de coisa e fazendo rankings sobre tudo : economia, transparência na política, felicidade dos países, meio ambiente. A diferença agora está que o fator mais importante não é mais econômico, abrindo um leque novo.de variáveis
Como era de se esperar os países que ficaram com as primeiras posições (pelo menos na maioria dos rankings) foram os países nórdicos : Noruega, Finlândia e Dinamarca. É como nosso ilustríssimo ex-presidente costumava dizer que nenhum país que sonha em ser desenvolvido pode ter baixos impostos. Só há uma diferença, querido ex: o retorno. Todos esses países possuem seus sistemas públicos de saúde e de educação, por exemplo, de alto nível e para todos. Suas taxas de alfabetização são altíssimas e a maioria é de escola pública que, aliás, colocam várias particulares brasileiras no chinelo. Eu não lembro em qual deles mas em um todos os ônibus escolares possuem uma viatura de polícia logo atrás e essa segurança que se dá aos pais não tem preço. Saber que seu filho está seguro e na escola.
Mas voltando ao assunto, o que mais me impressionou nesses novos indíces foi que o lado econômico não foi deixado totalmente de lado (apenas no ambiental) mas deixou de ser o fator mais importante que era o que acontecia antigamente.
O Brasil ficou atrás de vários países da América Latina como: Uruguai, Chile, Costa Rica e Argentina. Porém, entre os BRIC's nós ficamos em primeiro lugar. Espero estar viva para o dia em que o Brasil chegar aos 10 mais.

0 comentários: