19 de fevereiro de 2011

Décadas de 40 & 50

Bom, primeiramente me desculpem por ontem. Problemas técnicos novamente. Então, dando continuidade ao tema, as décadas de 40 e 50.


Os brinquedos da década de 40 me surpreenderam um pouco por vários motivos. Foram quatro: Magic Ball, Lego, mola e bola de sabão. Para começar eu não sei e nem consegui descobrir bem o que é essa Magic Ball, se alguém souber eu gostaria muita de descobrir. O Lego não me surpreendeu pelo simples fato: o brinquedo é incrível! Eu mesma tive vários na minha infância, que foi na década de 90, o que mostra que o jogo até hoje é muito importante e influente no mundo todo. Tanto que acabou ganhando até parques na Alemanha, Inglaterra, Dinamarca (local onde o Lego foi inventado) e, claro, nos Estados Unidos. A mola que era o hit em uma parte da minha infância (outro da resistência) me impressionava pelo tempo que as pessoas passavam jogando aquilo de um lado para o outro. E por último mas não menos importante a bola de sabão. Eu imagino que eles escolheram essa década porque deve ter sido nessa época que criaram aquele potinho portátil que todos colocamos detergente e com a tampa com aquele círculo para facilitar a vida de todos porque a bolha de sabão sempre esteve lá, desde a criação do próprio sabão.

Os brinquedos da década de 50 também foram quatro: Barbie, Bambolê, Senhor Cabeça de Batata e a massa de modelar. Vamos começar pela mais fácil, a Barbie. Criada em 1936 pela Ruth Handler que via sua filha sempre brincando com bonecas de papel que trocavam a roupa. Ela então decidiu criar uma boneca com feições adultas que tivesse várias roupas, quebrando o paradigma que todas as bonecas teriam que simular bebês. Ela porém só foi lançada oficialmente em 1959 e foi vendida inicialmente por três dólares! O sucesso foi enorme, tanto que ela está presente em todas as lojas do mundo de brinquedo até hoje. Já o bambolê surgiu na verdade há mais de três mil anos no Egito, que usavam bambu. O de plástico foi criado pelos norte-americanos Arthur Melin e Richard Knerr, em 1958, que se inspiraram em ginastas australianos que também usavam bambu. A massa de modelar foi criada nos anos 30 para modelar bonecas mas logo seu uso foi para mosaicos e outros artesanatos e, então, para as mãos das crianças de todo o mundo. O mais importante, na minha opnião, foi o Senhor Cabeça de Batata. Ele foi inventado por George Lerner nos anos 50 mesmo. Ele utilizava as batatas e outros vegetais da horta de sua mãe para criar bonecas para suas irmãs mais novas. Quando cresceu, ele queria usá-las como surpresas para caixas de cereais mas quando mostrou o invento para os irmãos Hassenfeld (que se tornou a Hasbro) eles decidiram produzir o brinquedo para venda. E assim estava criado um dos brinquedos mais originais da história! Até amanhã com as décadas de 60 e 70!

0 comentários: