2 de janeiro de 2011

Wikileaks

A maioria de vocês deve reconhecer o homem acima na foto, Julian Assange, o criador do site Wiki Leaks. Para quem não está acompanhando ou não sabe esse site é responsável por um dos maiores escândalos da diplomacia americano dos últimos, sei lá, 50 anos.
Além dos vídeos e documentos sobre a guerra do Afeganistão e do Iraque que foram publicados há também agora o vazamento de mais de 250 mil documentos de diplomatas americanos. Vários deles foram mandados para a sede nos EUA sobre os mais diversos líderes mundiais, inclusive o Brasil, é claro, e foram levados ao público sem a menor censura.
Países do mundo todo agora tiveram sua roupa suja exposta e ela vai desde coisas importantes como a posição do rei Abdulah de "cortar a cabeça da cobra" no que se refere ao Irã e seu programa nuclear, até coisas mais vergonhosas como a posição do líder da Líbia, Kadhafi, em que ele só confiaria em sua enfermeira, uma "loira voluptuosa", a ucraniana Galyna Kolotnytska, que precisava estar sempre por perto. Foi também muito inusitada a dúvida da Secretária de Estado, Hillary Clinton, com a saúde mental da presidente da Argentina, Cristina Kirchner.
Assange garante que ainda tem muito mais por vir ( ele inclusive enviou parte do material os jornais "El País", "The Guardian", "The New York Times", "Le Monde" e "Der Spiegel" para que fosse liberado aos poucos para o público, mantendo assim sempre a atenção em seu site) e que caso algo ocorra com ele os piores segredos serão revelados. Mesmo assim ele se mudava constantemente, em completo sigilo. Mas isso tudo foi antes da sua prisão em Londres por um processo na Suécia, mas isso é uma outra história. A única coisa que podemos concordar agora é que ainda há muitas surpresas a vir por aí.

1 comentários:

Plyra disse...

Bem bem, esse caso é bem complicado de se analisar porque obviamente , e isso não é conspiração, toda sociedade tem seus segredos, expô-los ao público sem nenhuma censura acaba por invadir (destruir) valores muito importantes como o sigilo do estado mesmo que este seja visto como uma lei secundária já que a liberdade de expressão é constitucional!

O rapaz em questão deixando formalidades de lado, está F**** será caçado internacionalmente pelo resto de suaS vidas!