16 de janeiro de 2011

Pizza!

Hoje a noite eu fui comer pizza com o meu namorado, meu cunhado e a namorada dele. Eu fiquei pensando que, hoje em dia, se alguma comida for disputar com o nosso famoso arroz e feijão essa seria a pizza.
É algo fácil de fazer, fácil de comer, enfim, é muito prático o que, com essa correria atuais, todo mundo sempre com pressa, inclusive para comer, vem bem a calhar. Você simplesmente vai ao supermercado, compra ela congelada e põe no forno, com um pouco de azeite por baixo só para não grudar, fica a dica. Ou então simplesmente pegue o telefone e peça de uma das centenas de pizzarias espalhadas por todo o país, eles entregam em casa.
Mas é óbvio que nenhum prato ficaria famoso só por ser prático, ele tem que ser gostoso também. O problema é que com a "febre da pizza" ela ficou banalizada e qualquer lugar serve queijo, calabresa e tomate em uma massa e chama de pizza. Eu já fui em um lugar que tinha ossinhos na pizza de strogonoff de frango. E esse não é o único problema dessa banalização.
A pizza, que veio muito antes de aparecer na Itália, na verdade começou a mais de 6 mil anos com os egípcios, mas era apenas farinha e trigo assada, muitas vezes dobrada como um sanduíche, com algumas ervas finas, cebolas e coisas assim. Só muito depois ela começou a ser feita redonda, aberta e com queijo e molho de tomate. A primeira pizzaria foi aberta na Itália no século XVI e era chamada Port Alba e ela, inclusive, era freqüentada pelo escritor dos "Três Mosqueteiros", Alexandre Dumas que citava a pizzaria em alguns de seus contos e chegou a pedir a receita de uma pizza de toucinho.
Com a popularidade do prato em 1898 o rei Umberto I e a rainha Margherita foram passar uma temporada em Nápoles e chamaram o famoso pizzaiolo dom Raffaelo Esposito que fez então uma pizza com as cores da Itália (branco pela mussarela, vermelho pelo tomate e verde manjericão). Ele posteriormente batizou a pizza em homenagem a rainha, o que lhe trouxe fama e prestígio.
Difícil de acreditar de depois de milênios de história nós conseguimos arruinar tudo isso com pizzas de calabresa extremamente oleosas e pizzas absurdas como as pizzas de: pudim, batata frita e strogonoff. Que os italianos nos perdoem.

1 comentários:

Plyra disse...

Eiiiiiii eu gosto de pizza de strognoff e batata frita!

AshduhUASDHASD

Linda eu respeito a culinária e também acho que a pizza deixou de ser uma pizza pizza como as italianas a muito tempo...
Como vc msm disse nesses tempos a praticidade é tudo e a variedade é sempre requisitada ;D