25 de janeiro de 2011

Violência nos videogames

Bom, eu coloquei essa imagem porque eu acho que retrata perfeitamente o que eu quero discutir: será que os videogames violentos conseguem induzir uma pessoa a se tornar violenta??
Esse assunto me veio a cabeça hoje, enquando via "Law and Order SVU" na Universal. Naquele episódio eles mostravam o caso em que uma prostituta tinha sido morta e eles só descobriram quem foi porque o filho de um deles reconheceu que o modo de agir do assasino sendo igual a uma técnica do jogo. Então eles foram em sites e fóruns porque, se algum fanático chegou a tal ponto, ele provavelmente iria se vangloriar disso na internet. Eles conseguiram chegar aos criminosos, que eram dois adolescentes, além de um semi-adulto de 20 anos, mas que tentaram tirar a culpa de seus ombros dizendo que era culpa do jogo, basicamente. Não vou continuar nisso porque senão vou contar o episódio todo mas eu parei e lembrei de uma matéria que eu li no ano passado onde já provaram que, apesar de todo aquele debate sobre a influência dos videogames, essa influência não é tão importante assim.
E eu concord porque não adianta culpar as empresas dos jogos se alguém comete um crime dizendo que está sob influência dos jogos, a culpa é do jogador. Os pais também tem um papel decisivo controlando a quantidade de horas por dia que seu filho passa jogando esses jogos, principalmente os violentos. Devemos vigiar para que isso não se torne uma obssessão.
Eu mesma já joguei jogos violentos como o "Bad Company" de PS3 e é extremamente relaxante descontar um pouco de raiva. Matar pessoas falsas é bom mas é importante que acabe por aí, existe limite para tudo.

0 comentários: