28 de janeiro de 2011

Pulseira do Equílibrio


Agora com a segunda parte da minha matéria eu vou falar sobre a pulseira do equilíbrio. É impressionante como o ser humano é criativo para criar produtos para vender e lucrar, criando até um produto que, de acordo com a propaganda, propicia uma maior harmonia no corpo. O preço varia de acordo com o local que você vai. Se você for ao Saara, no centro do Rio, você vai encontrar por quinze reais enquanto nas lojas oficiais você não encontra por menos de cem reais.
Quando eu fui comprar uma, obviamente no Saara porque é onde meu orçamento me permite ir, para comprar para o P. de presente e pude presenciar o teste que os camelôs fazem com todos que se interessam. Eles pedem que a pessoa fique na mesma posição que os policiais pedem quando acreditam que a pessoa está bêbada, o quatro com as pernas. Então o senhor empurrou o P. tentando fazer com que ele caísse, o que ele não esperava porém era que, por mais que ele tentasse, o P. não caia. Foi uma cena muito engraçada, os dois no meio do camelódromo, o senhor tentando derrubá-lo e eu tentando não rir.
Mas, enfim, eu acho muito curioso porque esse tipo de acessório nós nunca vamos saber se funciona por um motivo muito simples: o efeito placebo. Para quem desconhece efeito placebo é quando o paciente melhora por que ele acredita que melhorou como, por exemplo, quando você dá um comprimido de vitamina C dizendo que é um analgésico contra a dor de cabeça e a dor realmente passa. Como podemos saber se funciona se a pessoa sempre sabe para que será o teste e portanto jamais será 100% confiável.
Vale lembrar que a popularidade dessas pulseiras veio, não apenas por que dizem que foi criada pela Nasa, mas também porque as pessoas que acabaram fazendo propaganda foram atletas, pessoas que pelo menos teoricamente são as que mais se preoucupam com equilíbrio.
Eu acho que se você quer comprar, vai fundo. Mesmo que não tenha efeito nenhum, a pulseira até que é bonitinha.

0 comentários: