17 de abril de 2011

Japão

Olá pessoas! No post de hoje eu vou prestar uma homenagem (um tanto atrasada mas o que vale é a intenção) ao povo japonês. Como é de conhecimento comum de todos que me conhecem ao vivo eu sempre fui fã das tradições e dos costumes desse povo tão tradicional e ao mesmo tempo moderno. Os kimonos, karaokê, mangás, postura, a própria língua! A única coisa que nunca me agradou muito é a comida. Eu gosto da comida quente por isso, nesse quesito, eu prefiro a comida chinesa (yakissoba é chinês viu gente?).
Mas voltando ao assunto eu queria mostrar como o povo do japonês tem, acima de tudo, honra. Mesmo com o desespero e o terror de um tremor de 8,9 graus Richter seguido por um tsunami com ondas de até 10 metros de altura que invadiram o aeroporto de Sendai e conseguiram prejudicar os reatores de Fukushima (que foram planejados para aguentar esse tipo de coisa) , eles se mantiveram serenos frente ao desespero. Não houve saque as lojas, corridas desesperadas e violência gratuita, pelo contrário, houve organização e solidariedade. A imagem da estrada reconstruída em seis dias ( http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2011/03/24/japao-reconstroi-em-seis-dias-estrada-destruida-pelo-terremoto.jhtm) virou símbolo da eficiência japonesa em todo o mundo, principalmente no Brasil.
Em um mundo onde um terremoto bem inferior ao japonês (cuja potência equivalia a quase 16 mil bombas atômicas) e onde morreram mais de 12 mil pessoas, como o que aconteceu no Haiti e matou mais de 230 mil pessoas, ficou comprovado que cuidados com a infra-estrutura e planejamento podem não evitar as tragédias mas podem sim amenizar seus danos.
Espero de todo o meu coração que o Japão consiga se reerguer o mais rápido possível. Um país tão importante, financeira e historicamente, não pode ficar para trás.

2 comentários:

Alex disse...

muito bom seu blog

to seguindo segue tambem

http://alex-jogosdepc.blogspot.com/

Unknown disse...

Legal vc não esta atrasado lá esta a hora certa.