27 de dezembro de 2010

Paz e Guerra


Os cariocas tem uma oportunidade única. Para quem não sabe a obra de Portinari "Guerra e Paz" está de volta ao Brasil para que possa ser restaurada.
A ONU cedeu a peça até o ano de 2013 e o projeto é que ela faça exposições nacionais e internacionais e então retorne aos Estados Unidos, mas precisamente em NY, onde a instituição tem sua sede. É lá a residência fixa da tela que está lá desde 1956 e só esteve exposta uma vez no Brasil, no mesmo local onde hoje se encontra. Na época a inauguração foi realizada pelo presidente Juscelino Kubitschek. Foi a única vez que Portinari viu sua peça completa montada.
Quando ele foi convidado pela ONU para criar a peça ele já havia sido proibido pelos médicos de pintar porque ele já estava em um quadro avançado de intoxicação devido as tintas. Mesmo assim ele foi em frente e fez uma das peças mais importantes de sua vida.
É impressionante como a visão do artista está em cada canto da obra e a apresentação do Teatro faz jus a ela com seu jogo de luzes e a trilha sonora escolhida.
Eu recomendo a todos que vão, correndo de preferência pois ela só ficará lá até o dia 30 dezembro no Teatro Municipal e será de 10h até as 20h com entrada de duas e duas horas para o máximo de 450 pessoas. As senhas serão distribuídas meia hora antes.
É um momento único e muito especial para todos nós e para a cultura do nosso país, sabe-se lá quando essa peça voltará a nos presentear com sua presença. Além da oportunidade de ver o Teatro depois de sua restauração. É simplesmente imperdível.

0 comentários: