26 de março de 2010

O próximo passo: o Vestibular


No ano do vestibular milhares de estudantes de todo o Brasil se descobrem numa encruzilhada. Tendo que descobrir aos dezoito anos o que quer fazer para o resto da vida.
Como podemos decidir o que queremos fazer daqui a quarenta anos? E aí entram em consideração os motivos... O que levar em conta? Os pais? O salário? A facilidade de acesso ao curso? Os gostos pessoais? Os sonhos de infância?
Sinceramente, é um dos anos mais stressantes da vida de alguém. Temos a pressão dos pais, da família , dos professores, dos amigos, enfim, de todos os conhecidos.
Fora o terror que põe falando de como a faculdade é diferente, o professor não quer saber de você, que você tem que descobrir as matérias, tirar xerox, se virar.
Mas essa também é uma das maiores provas do nosso caminho rumo a vida adulta. É também um grande teste para sua força pois mesmo que não se passe de primeira (o que é comum com cursos como medicina, direito e jornalismo, dependendo da faculdade cada uma tem um curso mais concorrido) não se pode desistir.
A vida tem muitas barreiras e o vestibular é só a primeira delas. Não se pode desistir diante a perda de um cargo de estágio, de emprego, de mestrado, de nada. Devemos seguir em frente de cabeça erguida.
Mesmo quando, por exemplo, erremos de curso. Quantas pessoas tentam, passam, não gostam e tentam de novo? Eu já vi o E., que já está na terceira tentativa. Ele continuou e tentou achar o que seria o "concurso perfeito", mesmo com pessoas dizendo que ele era maluco ele seguiu em frente.
Então, para todos que estão prestando ou irão prestar vestibular esse ano, boa sorte e, principalmente, FORÇA.
Força para as massantes horas diárias gastas em estudos, em treino em provas de diversas faculdades, na hora da escolha de que curso tentar, nos momentos em que a família te cerca e pede resultados e nos momentos em que a pressão é tão grande que faz você questionar se tudo vale a pena. Acredite, vale a pena, porque depois você tem o sentimento de dever cumprido, quando você perceber que conseguiu dar o próximo passo no caminho para a vida adulta, um passo que a maioria da população jovem brasileira não consegue dar.
Vá, e faça a diferença.

0 comentários: