28 de março de 2010

O dominador ser humano


Através dos séculos o ser humano obteve diversos avanços na ciência em diversos campos como: arquitetura, medicina, computação, entre muitos. Muitos cientistas enfrentaram a realidade de seu tempo e foram contra tudo e todos para sustentar suas descobertas. Seu maior exemplo é Da Vinci.
O homem se julga o ser superior que subjugou todas as outras espécies e sua curiosidade não tem limites. Queremos saber o que há no espaço nas outras galáxias, tentamos construir submarinos mais resistentes para que possamos ir cada vez mais fundo nos oceanos, queremos ir ao centro da terra e também descobrir as leis que controlam tudo que existe, como na tentativa da Teoria das Cordas.
Mas o ser humano esquece de sua insignificância. Se esquece que é só o planeta "ficar de TPM" que desastres como os Tsunamis na Ásia e na África ou então os terremotos no Haiti ocorrem; sim porque não foram um mas mais de dez nos dias que se seguiram, só que em menor escala.
Hoje com o problema de superlotação nas megacidades existem várias idéias para "esvaziar" esses grandes centros. No programa do Discovery Channel, "Engenharia Extrema", num dos espisódios retrata como em Amsterdã, na Alemanha, eles pretendem construir viaturas por baixos dos canais da cidade devido a finura das ruas da cidade e um projeto de cidade subterrânea na cidade de Chicago, nos EUA.
Quando eu assisti o programa em que um dos cientitas do projeto diz que, nos dias de hoje, não há nada que nós não possamos fazer, eu me assustei. Essa confiança dos cientistas é realmente algo que eu não entendo. Claro que ele se referia as tecnologias na área de construção mas a idéia é a mesma.
Eu acredito que a curiosidade do ser humano deve ser estimulada mas com muito cuidado e que as descobertas devem ser divididas com todos mas o ser humano ainda não chegou a esse estágio. Ainda somos por demais egoístas e gocêntricos.
Devemos lembrar que todos os estudos e pesquisas tem custos e que existem lugares no mundo em que mesmo hoje em dia, com toda a tecnologia que nós temos pessoas morrem de fome e sede.
Sei que a curiosidade humana é algo que não se pode mudar mas deveríamos gastar mais tempo e esforços ajudando esses países, não com doações de comidas e roupas apenas pois devemos não apenas "dar o peixe, mas ensinar a pescar".

0 comentários: