14 de junho de 2011

O Fabuloso Destino de Amelie Poulain

Hoje eu vou escrever sobre um filme que me marcou bastante. Eu já tinha visto a capa desse DVD diversas vezes nas Lojas Americanas e o olhar da Audrey Tautou (que faz a própria Amelie Poulain) sempre me intrigou de uma forma muito parecida com a Mona Lisa. É aquele olhar de quem sabe um segredo que eu quero saber.
Fui assistir ao filme com curiosidade, mas acreditando não ser nada demais, era apenas o "dever de casa" do curso de francês. E fui surpreendida, coisa que adoro.
Eu nunca tinha assistido a um filme francês e o humor, as piadas, as sutilezas, tudo me encantou. É impressionante como podemos ser cegos! Eu, que era limitada a blockbusters americanos, tive os olhos abertos. Teve outro filme (mas esse meio americano, meio australiano), "Mary e Max- Uma amizade Diferente", que também sai dos padrões do cinema americano, mas fica para uma próxima.
O filme conta a história da jovem Amelie que vive com os pais que amam a rotina e coisas bobas como limpar a bolsa e colocar tudo de volta, repetidamente. Seu pai, que é médico, decidiu durante a infância da menina que ela não deveria ir à escola, pois durante os exames mensais o coração da menina estava sempre disparado. O que ele nunca suspeitou era que esse fato acontecia porque como eles não possuíam nenhuma proximidade ela sempre ficava nervosa durante os exames. Amelie cresceu e se tornou uma mulher muito presa ao próprio mundo que decide que deveria intervir na vida de várias pessoas, agindo como a "mão do destino". É um filme muito especial e eu recomendo a todos. Bom filme!

0 comentários: