8 de junho de 2011

Consumismo

Se teve uma coisa que eu já esperava mas jamais pense que poderia ser tão forte é o consumismo nos EUA. Dentro dos parques e em lugares como o Wall-Mart tudo está a venda e por um preço irrisório.
Nos parques a mentalidade é a seguinte: invente todas as coisas possíveis com a temática de um brinquedo (desde camisetas e canecas até slides e miniaturas de tudo), não importa se é lógico, o que importa é o fato que quando saímos dos brinquedos e somos jogados na loja e somos inundados de coisas bonitinhas (e a maioria totalmente desnecessária) com a imagem do brinquedo a nossa adrenalina e endorfina estão no máximo e estamos mais suscetíveis a loucuras consumistas.
Já em locais como o Wall-Mart, que vende de pão e bolo até eletrônicos e itens para jardim, tudo é tão barato que é impossível parar a cabeça de fazer a conversão para o real e ver o absurdo que é a diferença. Por fatos como esse que no ano de 2010 o brasileiro gastou mais em Miami e em Orlando do que em todas as cidades brasileiras com o turismo. Algumas pessoas vão mais pelas compras e o passeio aos parques se torna uma consequência e até um descanso. A parte de eletrônicos (com computadores, Ipods, etc) foi onde eu senti a diferença mais brutal. Alguns itens você compra por menos da metade do preço do Brasil, é absurdo.
Deixando isso de lado um pouco, a realidade do americano é totalmente diferente da nossa. Mesmo estando acostumados com os preços esse fato torna tudo lá altamente descartável, em todas as esferas, principalmente na comida. Comida semi-pronta, que só precisa ir ao microondas ocupa um espaço considerável na parte alimentícia. Eu não consegui evitar imaginar a imensa parte que isso tem no aumento da taxa de obesidade de lá.
Antes da viagem eu sempre imaginei que o americano era obeso e consumista por pura preguiça e tudo mais mas depois da viagem eu me peguei pensando se por acaso a situação fosse inversa, o Brasil com as condições de lá, se a coisa seria muito diferente. É um caso a se pensar.

0 comentários: